Desafios
A Marcopolo busca soluções inovadoras para aprimorar a gestão de seus estoques, com o objetivo de aumentar a visibilidade em tempo real dos materiais, melhorar o controle visual dos produtos e identificar rapidamente possíveis pontos de falha nos inventários. O desafio surge a partir da necessidade de tornar os processos mais precisos e eficientes, evitando distúrbios e variações que impactam o controle de estoque e podem gerar custos adicionais. A solução ideal deve apoiar a atuação preventiva, oferecendo dados atualizados que permitam agir antes que situações se agravem, promovendo mais estabilidade na operação e eficiência na cadeia produtiva.
A Marcopolo busca soluções em movimentações sistêmicas e físicas de materiais fabricados, com o objetivo de redução de estoque e ajustes de inventário. Devido a grande quantidade de materiais produzidos e movimentações necessárias durante os processos, identifica-se diversas oportunidades, sendo uma delas a rastreabilidade após processo de produção e acompanhamento do estoque sistema x físico as quais geram impactos diretamente em custos, tais como, retrabalhos em fabricação adicional de peças, descartes e por consequência ajustes de inventários. A solução ideal deverá garantir maior acuracidade nos fluxos e controle ao longo de todos os processos, promovendo ganhos significativos na assertividade do inventário, redução de perdas e aumento da eficiência dos processos internos de planejamento, movimentação e logística.
Transformar o controle manual do processo produtivo em uma gestão digital e integrada é o foco deste desafio, que visa aprimorar a rastreabilidade e o monitoramento dos veículos. Atualmente, o acompanhamento das posições dos carros ocorre de forma fragmentada, dificultando a localização, a identificação de gargalos e a medição precisa da eficiência. A proposta busca soluções que possibilitem rastreamento automatizado, geração de indicadores, otimizando a alocação de recursos humanos e acelerando decisões.
Garantir a qualidade e a eficiência na produção de chicotes elétricos é um ponto crítico para a operação, considerando o impacto direto que erros de montagem e falhas em testes geram em retrabalho e performance dos veículos. Este desafio propõe o desenvolvimento de uma solução que utilize tecnologias para produzir e/ou inspecionar os chicotes durante a montagem e realizar testes automáticos de continuidade elétrica e integridade dos componentes. A iniciativa visa reduzir falhas, aumentar a confiabilidade dos produtos, padronizar processos e permitir o monitoramento em tempo real, promovendo ganhos relevantes em produtividade, rastreabilidade e qualidade final, além de reduzir custos operacionais com retrabalho e perdas.
Durante o processo de preparação do chassi até o final da linha de montagem, peças originais dos chassis são frequentemente removidas e utilizadas nas etapas de montagem da carroceria. Nesse percurso, essas peças podem ser danificadas, extraviadas ou realocadas entre veículos, gerando impacto na rastreabilidade do processo, necessidade de recompras e atrasos na entrega. Este desafio busca soluções que possibilitem o controle eficiente, a preservação e o rastreamento das peças originais, reduzindo perdas, distúrbios logísticos e custos associados. A expectativa é alcançar melhorias significativas na aderência da linha de montagem, redução de retrabalho e otimização do prazo de entrega ao cliente.